Notícias

 

14º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar

Elisete Leite participou do 14º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar e compôs a mesa redonda Trabalhando com famílias e casais: Recurso Terapêuticos.

Junto dos palestrantes Sandra Salomão Carvalho, Marilene Krom, Adriana Fraguas e Juliana Baron Pinheiro . E como Mediadora: Rosana Galin.

Onde apresentou como recurso Terapêutico “A Boneca em Branco”. No dia 05 de agosto as 14h00.

O 14º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar trouxe como tema as “Competências do Terapeuta nos Múltiplos Contextos Humanos”.
Contou com a participação de profissionais nacionais e internacionais da área de família, que abordaram diversos temas na área clínica, social, jurídica, empresarial, educacional e de saúde.

Além de ampliar o conhecimento e prática nos estudos e trabalhos com famílias, também contribuiu para a troca de experiências e novas interações entre profissionais, instituições e trabalhos nestes variados contextos que envolvem a família em nossa sociedade.

Abratef – Associação Brasileira de Terapia Familiar

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATUAÇÕES EM PSICOLOGIA PARA A NOVA DÉCADA – VI CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA

O I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATUAÇÕES EM PSICOLOGIA PARA A NOVA DÉCADA – VI CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA busca promover espaços de discussöes e encontros entre a comunidade acadêmica (graduandos e docentes), egressos, profissionais e a comunidade de maneira geral, possibilitando a construção de novos olhares para a realidade profissional e contexto em que estamos inseridos. Além disso, esta proposta vai ao encontro das novas diretrizes curriculares para formação em Psicologia, principalmente em seus artigos 30 e 190, que indicam a necessidade de investimentos na construção e desenvolvimento científico e para a diversidade de estratégias que fomentem esta meta tais como seminários, palestras e conferências.

Este momento extracurricular, possibilita a efetivação desta perspectiva, dando maior amplitude ao diálogo entre teoria e prática, trazendo à Universidade profissionais e pesquisadores da Psicologia e áreas afins, visando possibilitar espaços de debates, discutindo sobre questões que promovam tanto a construção do conhecimento quanto estratégias para aplicá-las no cotidiano profissional. Com efeito, apresenta-se a proposta de elaboração de mais um Congresso de Psicologia do Vale do Itajaí, objetivando integrar a comunidade científica, dando enfoque para o trabalho do psicólogo como promotor de saúde nos mais diversos âmbitos de sua atuação, produzindo assim novos conhecimentos e novos modos de se apropriar e interpretar os fenômenos psicossociais, colocando seus saberes e práticas a serviço da comunidade diante de uma realidade em permanente mudança.

Objetivo

Objetivo geral:

O I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATUAÇÕES EM PSICOLOGIA PARA A NOVA DÉCADA – VI CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA – Univali (Campus Itajaí) tem como objetivo geral promover a troca de saberes em relação às pesquisas e o fortalecimento ético-profissional da Psicologia, no que se refere às questões regionais e globais contemporâneas.

Objetivos específicos:
Promover a troca e promoção de saberes e práticas hodiernas no campo da Psicologia;
Favorecer a interação de acadêmicos, pesquisadores e profissionais da Psicologia na interface entre pesquisa, ensino e extensão universitária;
Apresentar estratégias de intervenção contemporâneas e campos emergentes de atuação em psicologia;
Facilitar espaços de apresentação e diálogo do campo científico na graduação em psicologia;
Fomentar espaços formativos no campo profissional para graduandos e profissionais da área de interesse;
Estimular experiências interculturais de práticas e pesquisa no campo da psicologia.

foto

7.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SOCIODRAMA

Workshop Método TATADRAMA: CO-CRIANDO A RESPONSABILIDADE SOCIAL AO TECER TRAMAS E  DRAMAS EM BONECOS DE PANO apresentado na 7.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SOCIODRAMA, NO DIA 19 DE JUNHO DE 2021, (sábado) as 14h00 – Brasil. Formato Online com Sede em Lisboa – Portugal.

Direção: ELISETE LEITE – Psicólogo (CRP: 06/103272.), Terapeuta de família e casal, Psicodramatista e Idealizadora do Método Tatadrama.

Site Tatadrama: www.tatadrama.com.br

Site do Congresso: https://7aconferenciasociodrama.weebly.com/

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

I Conferência Brasileira de Liderança de Gênero CBAt 2021.

Foi realizado hoje 15 de maio de 2021, a I Conferência Brasileira de Liderança de Gênero CBAt 2021.
Realizado pelo Comitê Feminino CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo.
Tendo como palestrantes convidas para esse evento:
Rosemar Coelho Neto – Medalhista Olímpica. Treinadora e Membro do Conselho Administrativo da CBAt
E Elisete Leite Garcia – Psicóloga (CRP:06/103-272), Terapeuta de família e casal, Psicodramatista, Comunicadora Social e Autora do Método Tatadrama® (Garcia 2002). 

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Método Tatadrama – A boneca em branco: da pele para dentro

Hoje apresentei uma ferramenta inédita, derivada do Método Tatadrama que converge para dissolver bloqueios e entraves que impedem o fluxo almejado das relações sociais em geral e familiares em particular.

 

O 13º Congresso Iberoamericano de Psicodrama – Uruguai 2021 me deu a oportunidade de apresentar para o mundo “Método Tatadrama – A boneca em branco: da pele para dentro”.

 

A Pesquisa-ação vem sendo apresentada aos psicodramatistas, desde o “V Congresso Iberoamericano De Psicodrama – México” de 2.005 consiste na aplicação do psicodrama, transposto para um palco com bonecos de pano ancestrais, onde o participante transforma artesanalmente seu boneco personagem que atua em conversação com os demais.

 

DIREÇÃO: ELISETE LEITE

E-mail. elisete@espacoevents.com.br

Site: www.tatadrama.com.br

currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2030801764190182

Blog: https://tatadramablog.wordpress.com/ 

Facebook: facebook.com/tatadrama.método 

Instagram: @metodotatadrama / @elisetegarcia7

http://www.iberopsicodramauy.com

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Este slideshow necessita de JavaScript.

AULA CURSO TATADRAMA VIRTUAL

 

O evento da COVID-19 nos obrigou ao isolamento tornando quase impossíveis atendimentos individuais, familiares, de casais ou grupos de modo presente. Mas um pouco de criatividade e tecnologia possibilitou ao Método Tatadrama adequar-se a essa nova realidade e aqui estamos nós, seguindo a nossa vocação.

 

O objetivo deste Curso Aula aos Profissionais Interventores Grupais, Psicólogos, Psicodramatistas, Psicopedagogos, Psicanalistas, Arte- Terapeutas etc. é o de oferecer aos participantes a possibilidade de vivenciar e internalizar o TATADRAMA Virtual para utilizá-lo como uma nova ferramenta de trabalho e um recurso a mais para seus atendimentos.

 

Esse curso será realizado em dois encontros consecutivos, onde serão abordados os seguintes temas:

– Vivência cuidando do SER terapeuta.

– Construção de pontes para atendimentos individuais e grupais.

– Ferramentas necessárias para a atuação.

– Aplicabilidade do método como fonte de renda.

 

A abordagem pressupõe o resgate de experiências, descobertas, significados, proporcionando fluidez e despertando potenciais inexplorados.

Direção: Elisete Leite Garcia, Psicóloga (CRP Nº 06/103272), Terapeuta de Família e Casal, Psicodramatista e Autora do Método Tatadrama.

www.tatadrama.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Sociodrama Mundial – Cenas Nossas e Cenas de Pessoas, Cuidar em Tempo de Pandemia.

Realizado dia 21 de março de 2021, (domingo) a partir das 15h00.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

MINICURSO MÉTODO TATADRAMA VIRTUAL

Nos dias 06 e 13 de março de 2021, realizamos o 1º Curso TATADRAMA Virtual para auxiliar neste momento de isolamento social.

O TATADRAMA Virtual pode ser aplicado em grupos (pequenos, médios e grandes), ou individualmente para trabalhar com adolescentes, adultos, casais, famílias e grupos diversos.

Em breve abriremos uma nova turma para Psicodramatista, terapeutas, entre outras linhas de atuação.

 Forneceremos ferramentas necessárias para a atuação

Elisete Leite Garcia, Psicóloga (CRP nº 06/103272), Terapeuta de Família e Casal, Psicodramatista e Autora do Método Tatadrama.

www.tatadrama.com.br,

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

ARTIGO TATADRAMA EM PSICOPEDAGOGIA

 
 
Slide1Slide2Slide3Slide4Slide5Slide6Slide7Slide8Slide9Slide10Slide11Slide12Slide13Slide14Slide15Slide16

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

UM ANO NA CONTRA-MÃO?
TRAVESSIAS DA PANDEMIA

workshop:
RESSIGNIFICANDO OBSTÁCULOS E POTENCIALIZANDO OS APRENDIZADOS

No último sábado, dia 05/12 realizamos o Workshop: Um ano na contra-mão? Travessias da Pandemia

Ressignificando obstáculos e potencializando os aprendizados

A presidente da APTF Agda Tuzino Leite Maffei e Elisete Leite Garcia coordenaram este encontro, utilizando a técnica do Tatadrama na modalidade virtual.

01

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

PSICODRAMA & TATADRAMA

Um Encontro muito especial!
Elisete Leite Garcia retornar a FMU, onde se formou como Comunicadora Social em Publicidade e Propaganda.
Elisete foi convidada pelo professor Ricardo Santoro que ministra a disciplina Intervenção Psicossocial, que faz parte da grade do curso de psicologia da FMU, para ministrar uma aula sobre o PSICODRAMA e TATADRAMA.

Clque neste link para assistir a aula gravada!

folheto

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

22° Congresso Brasileiro de Psicodrama.

Ontem 09 de outubro, (sexta-feira) foi lançado no 22º Congresso Brasileiro de Psicodrama o GENOTATADRAMA na apresentação do Escrito Psicodramático, com o tema: Bonecos De Pano Ancestrais: Rompendo O Pacto Do Silencio No GENOTATADRAMA.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

22° Congresso Brasileiro de Psicodrama.

No 22º Congresso Brasileiro de Psicodrama a Tatadramatista Adelle Moade, junto com a Cybele Ramalho apresentou um Escrito Psicodramático com o tema: Caber ou não caber: reconhecimento do Eu e preparação para bariátrica, onde foi utilizado os Bonecos de Panos do Método TATADRAMA.

Nesta mesma apresentação foi abordado também os Temas abaixo:

Obeso Esteta: encontro entre o corpo disforme e a estética da existência – Ana Cristina Benevides Pinto

Contribuições morenianas para a concretização da política de humanização em saúde mental – Rodrigo Aguiar de Oliveira
Coordenadora: Valéria Arantes Barcellos

+informações no site: https://www.cbpfebrap.com.br/

slide fotos

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

SOCIODRAMA MUNDIAL

MÉTODO TATADRAMA E PSICOPEDAGOGIA – AULA  VIVENCIAL 

Uma Escuta Sensível ao Psicopedagogo num Momento de Pandemia”.

O Método TATADRAMA é uma abordagem sistemática de atividades que permitem a manifestação de sentimentos, emoções e formas espontâneas de relacionamento, focando o valor da subjetividade de cada participante. Mediante processo participativo, dinâmico e lúdico, aspira-se criar um espaço de reflexão sobre a diversidade, acompanhando as características de cada grupo, atingindo múltiplos contextos humanos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Aula Método Tatadrama na Escola de Psicodrama Chile.

Com alegria compartilho a aula do Método Tatadrama, realizado na Escola de PSICODRAMA do Chile. Gratidão!!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Aula Método Tatadrama na Escola Psicodrama ABPS – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama

Uma Manhã de Troca e Aprendizado! Compartilhando Saberes! 

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Folheto TASSO

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Live: “COMO SE CUIDA DE QUEM CUIDA”

No dia 24 de julho aconteceu a Live: “COMO SE CUIDA DE QUEM CUIDA”?
realizado pela Elisete Leite Garcia, autora do Método Tatadrama e também Psicóloga CRP nº 06/103272
Psicodramatista – ABPS, SP e Terapeuta Familiar Sistêmica. APTF.

+ Informações sobre o Tatadrama no site: www.tatadrama.com.br

pos evento cuidando do cuidador

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

TATADRAMA EM SERGIPE:  “TECENDO REDES E TRANSFORMAÇÕES”

De 09 a 11 de julho aconteceu a 1ª Jornada Sergipana de Psicodrama Online, realizado pela PROFINT – Profissionais Integrados LTDA (site. http://www.profint.com.br). E contou com a presença da Tatadramatista Adelle Moade de Souza, que apresentou um trabalho com o tema: “Tatadrama em Sergipe: tecendo redes e transformações”.
+ informações sobre o Tatadrama acesse o site: www.tatadrama.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

ARTIGO REVISTA SUPER AÇÃO

TATADRAMA NO ESPORTE!

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

TATADRAMA NO ESPORTE!

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

TATADRAMA NO ESPORTE!

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

TATADRAMA NO ESPORTE!

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

TATADRAMA E O FEMININO

Dia Internacional da Mulher! 08 Março!
Amigas Convidando Amigas! Mulher um encontro com a sua essência.
Um dia só para você conectar com a sua existência enquanto mulher. Num ambiente feminino, seguro e acolhedor.
Facilitadora: Elisete Leite Garcia Psicóloga e autora do Método Tatadrama. Atua com grupo de mulheres em vários países a mais de 20 anos.
Sites: http://www.tatadrama.com.br Facebook: https://www.facebook.com/tatadrama.metodo/

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Projeto Oficina Tatadrama: “Acorde sua criança interior”

Oficina realizada pelas Tatadramatistas Renata Biondi, Alexsandra Castilho e Socorro Barbosa.

Palavras da Tatadramatista Renata Biondi: O dia 25/01/2020 irá ficar gravado em nossas memórias. No ano de 2019, passamos por um mergulho interior muito intenso, transformador e renovador.

No finalzinho do ano, conhecemos o Tatadrama. Ele foi a “cereja” que estava
faltando no bolo, reencontramos nosso feminino, nossa criança interior, conseguimos
nossa cura, e ganhamos de presente a amizade de um ser humano incrível e uma mestra
empoderada, isso mesmo a Elisete Garcia – Criadora do Método Tatadrama.
Ufa, respiramos, nos conectamos ainda mais e pensamos: “Hummm, não podemos parar por
aqui. Assim, como conseguimos a transformação em nossas vidas e nas vidas de nossos familiares, temos que levar tudo isso adiante”.
É pessoal, foi assim que essas três amigas, uniram forças e preparam essa imersão com todo o amor. Mas, sem os nossos Staffs Anjos, não teríamos conseguido. Gratidão Hugo, Seu Pedro e Renato, vocês são e foram incríveis.
Mas, com certeza essa imersão só foi possível e maravilhosa por conta de vocês: Bombom,
Mariza, Naty, Mayara, Jéssica, Ana Paula, Sidnei, Rosângela e Zilda. Que grupo, que
pessoas, faltam palavras de agradecimento a vocês. Muito, mas muito obrigada, por nos permiterem a levá-los aonde nós três já fomos levadas.
Desejamos, uma vida cheia de saúde, paz e muito amor.

E assim, foi a 1ª Imersão (Acorde a sua criança interior em Poá).

Facilitadores:
Alexsandra Castilho
Renata Biondi
Socorro Barbosa

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Taller Muñecas Ancestrales y sus múltiples voces en tu universo emocional

Parabéns a Tatadramatista Delia Guadalupe Camacho Portillo e a Psicodramatista Arquelia Nalleli Pascacio Solis. Por presentear os 18 anos do Método Tatadrama com Taller Muñecas Ancestrales y sus múltiples voces en tu universo emocional
Texto abaixo Delia Guadalupe Camacho Portillo
Gracias infinitas, un taller amoroso y transformador, el llamado del corazón, tocó a hermosas almas .. seguirá el asombro de la sincronia, TU SANAS, YO SANO, TODOS SANAMOS.
Mi casa ” Casa Luz” el mejor nido.
07 de dezembro, 2019 na Casa Luz, São Cristóbal de Las Casas, Chiapas – México.
Abriremos una puerta desde los rituales y la espiritualidad, para conectarnos con el cuerpo, y darle voz a nuestras emociones.
Desde lo ancestral, tradiciones y cultura, las muñecas elaboradas por las mujeres de Crato Brasil, jovenes tojolabales y una abuela de raices zoques, seran nuestro vinculo, entre la creatividad y espontaneidad y los regalos de nuestro linaje y universo emocional.
Contactanos tenemos cupo limitado y nos quedan pocos lugares.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Taller de Método Tatadrama en Nuna Sistémica Centro de Inteligencia Emocional.

O Método Tatadrama nascido no Brasil com seus 18 anos de vida, parabeniza a Tatadramatistas Martha Sanchez, que realizou neste último dia 08 de dezembro 2019, em Tuxtla Gutiérrez, Chiapas – México,
Texto abaixo de Martha Sanchez
el Taller de tatadrama en Nuna Sistémica Centro de Inteligencia Emocional según el pensamiento platónico dice que “podemos saber más de una persona en una hora de juego que en año de conversación”.
Me encanta conhecer e saber que a señora Rosaida Cruz Díaz (mãe de Martha). É a artesa que constrói L@s muñec@s de trapo para ser transformadas na aplicabilidade do Método Tatadrama , são elaboradas de forma artesanal, con muchas horas de trabajo, dedicación y cariño por una maravillosa mujer originaria de San Fernando, Chiapas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

O Poder de Transformar da Boneca de Pano.

O Método Tatadrama parabeniza Adelle Souza e Ana Lucia Barretto, de Aracaju, Brasil, pela realização de mais uma oficina Tatadrama. Que este ano completa 18 anos, construindo história com suas bonecas de pano ancestral da cultura popular brasileira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Gratidão ao Mestre Dr. Dalmiro Bustos!

Agradeço a este grupo querido por muitas jornadas e crescimento no autodirigido – Instituto do Psicodrama J. L. Moreno – Dr. Dalmiro Bustos, do qual faço parte desde 2005.
No mês de novembro de 2019, tivemos o encontro muito especial com Bustos, onde pude agradecer profundamente o quanto ele construiu pontes, me auxiliando no desenvolvimento pessoal e profissional.
Um grande mestre e amigo que me fortaleceu no caminho do Método Tatadrama, onde de uma formar lúdica e divertida, pude certifica-lo que em 2007 em uma sessão individual repleta de inquietações sobre o caminho das bonecas de pano e o nome Tataterapia que ainda não comungava com minha proposta o DR. DALMIRO MANUEL BUSTOS, batizou o nome “MÉTODO TATADRAMA”, a cerimônia foi realizada no INSTITUTO DE PSICODRAMA J. L. MORENO, Higienópolis, São Paulo – Brasil, numa tarde festiva de celebração e reflexão com Elisete Leite Garcia, que apresentava sua criação, tornando-se, assim o padrinho do Método TATADRAMA.
Hoje com dezoito anos “O Método TATADRAMA”, lembra com muita gratidão, a cerimônia da criação de seu nome.
Na quarta capa do Livro “Tramas e Dramas do Boneco de Pano no Tatadrama” – (Garcia, E. L. & Malucelli, M. I. C., 2010) 1ª Ed., (Editora Livre Expressão), 196 pag. Bustos me da esse grande prsente.
Moreno define o Psicodrama como sendo um método para aprofundar o estudo da alma através da ação. Nesse sentido é que eu dou as boas-vindas para o Tatadrama como uma nova e valiosa contribuição para o Psicodrama. As bonecas passam a pertencer ao rico mundo criado por Moreno através da Elisete Leite Garcia”

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Artigo Metodologia Psicodrama e Tatadrama na Aposentadoria.

Com muita alegria, compartilho o lançamento do livro Psicologia e Serviço Social, realizado no dia 25 de novembro 2019. Inserido na programação do VI Seminário de Qualidade do Acolhimento de Crianças e Adolescentes. Realizado na UNINOVE, São Paulo. Maristela Colombo, Psicóloga no TJSP, Psicodramatista, Mestre em Ciências Sociais e Tatadramatista, faz parte deste Livro, com seu artigo: “Preparação para Aposentadoria no TJSP: Tecendo Novos Rumos pela Arte de Brincar”, onde relata sua experiencia utilizando como metodologia o psicodrama e o Método Tatadrama.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

 

Este informativo de 2008 do Método Tatadrama é histórico.

Despedida do pé de manga de 50 anos de Dona Naninha Leite minha mãe, matriarca do Projeto Bonequeiras no Pé de Manga., junto com sua irmã Lurdinha Leite e Carmelita Leite, nossas ancestrais que passaram esse legado para Elisete Leite, Gertrudes Leite e Ana Leite primas que brincaram de bonecas na infância.
Em julho 2007 houve o III Encontro com Artesãs/Bonequeiras na Oficina da Vida do Tatadrama, com o tema: “Reflexões sobre a Valorização do Resgate do Papel de Bonequeiras”.
Contou com a participação de 60 bonequeiras, filhas e parentes. Reunião histórica, pois se processaria a despedida dessa Sede no Sítio de Dona Naninha (inspiradora das bonequeiras), local que abrigava o Frondoso Pé de Manga com sua majestosa sombra, árvore plantada e cultivada por mais de 50 anos por sua proprietária. Esse local foi palco de muitos encontros do grupo de bonequeiras e manifestações sociais, culturais e religiosas de familiares, sendo este vendido no dia seguinte.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Slide2Slide3Slide4Slide5Slide6Slide7Slide8Slide9Slide10Slide11Slide12Slide13Slide14Slide15Slide16Slide17Slide18Slide19Slide20Slide21Slide22Slide23Slide24Slide25Slide26Slide27Slide28Slide29Slide30texto para postar com as fotos

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Retrospectiva Tatadrama no Esporte.

Baldaia credita resultado na São Silvestre à Oficina de Criatividade
Atleta espera contar com o incentivo mais vezes na temporada 2008
São Paulo (SP) – Terceira colocada da São Silvestre no domingo passado, a mineira Maria Zeferina Baldaia não tem dúvidas em afirmar que o lugar no pódio começou a ser conquistado na véspera da prova. É que, no sábado, a ex-cortadora de cana participou de uma Oficina de Criatividade denominada Razão, Emoção e Corpo, ministrada pela facilitadora Elisete Leite Garcia, que possui ampla experiência em trabalhos na organização de corridas.
Foi maravilhoso porque a Oficina me ajudou muito na prova. Trabalhei o relaxamento e a concentração e tudo mais que vivenciei na corrida. Desde a largada, fiquei com o que trabalhamos no sábado na cabeça, disse Maria Zeferina, que completou o percurso de 15 km em 54min43s, atrás da campeã Alice Timbilili, do Quênia (53min07s), e da goiana Marizete Rezene (53min36s). A proposta Razão, Emoção e Corpo foi predominantemente vivencial e teve como objetivo conscientizar atletas de suas potencialidades inatas: sentidos, flexibilidade,
fluidez, imaginação, entre outras, e utilizá-las como
combustível para melhoria do seu desempenho na
corrida, na vida e no seu dia-a-dia.
Além de Maria Zeferina, participaram da Oficina outros atletas de elite e alguns técnicos. O trabalho vem sendo aplicado desde 2002, com absoluto ineditismo, tendo sido utilizado e aprovado também em provas como Volta da Pampulha, Maratona de São Paulo, Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, Meia Maratona do Rio de Janeiro, entre outros eventos, reunindo cerca de 1.300 atletas.
Eu já tinha participado de outras Oficinas com a Elisete e estava sentindo falta. É muito útil para nós, atletas. Já estou pensando quando terei uma nova oportunidade dessas, afirmou Maria Zeferina.
Neste domingo, a atleta participa da Corrida de Reis, em Cuiabá. O objetivo principal do ano é a conquista de uma vaga olímpica na maratona ou nos 10 mil metros de pista.
Integrante da equipe Facilita Criatividade, Elisete é autora e idealizadora do Tatadrama e ministra oficinas de criatividade tematizadas para empresas e grupos abertos na área esportiva, social, educacional e cultural desde 1999.
Guto Francischini Mtb: 45.553
E-mail gutto@zdl.com.br
Fonte da matéria:
http://zdl.pressroom.com.br/…/baldaia-credita-resultado-na-…

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Festejando en México, los 18 años de la creación del método TATADRAMA!

Gracias Elisete Leite Garcia, por todas tus enseñanzas y este legado de amor.
Delia Guadalupe Camacho Portillo

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Convite!

Dia 01 de dezembro de 2019. (Domingo).

Horário: das 09h00 às 10h00

Neste ritual numa Co-construção coletiva faremos uma mandala de frutas, flores e grãos com a proposta de juntos e em comunhão, honrar e agradecer a mãe terra, sua generosidade em prover tudo que temos.

Tragam frutas, flores e grãos!

Esperamos vocês!    Elisete e Shirley

Local: Av. Dr. Francisco P. V. de Azevedo, altura do nº 1299, Parque Continental – SP.

Ponto Referencia: Próximo a Portaria do condomínio Parque Continental.

Como seria estarmos reunidos junto a natureza, debaixo de arvores, sobre terra batida, simplesmente para entrar em comunhão com a terra., honrá-la e agradecer por tudo que ela faz por nós?

Esse é um chamado de coração para coração……… Aliar sentimentos, emoções, gratidão e enviar para ela, como reconhecimento profundo e eterno!!!

Simples assim!!!! Podemos criar uma nova realidade nessa comunhão de amor, alegria e leveza.

Somos todos natureza! Somos todos UM.  Afetamos uns aos outros com atitudes, pensamentos, sentimentos e emoções! Poluímos rios, queimamos matas, sujamos oceanos. Somos todos responsáveis!

Assumir a nossa responsabilidade é o primeiro passo para expandirmos nossa consciência.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARTIGO TATADRAMA: A VIOLÊNCIA MANTIDA EM SEGREDO QUE EMERGE NA BONECA DE PANO

733919_453543198052269_752105047_n

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Clique aqui e acesse a Revista completa: La Hoja de Psicodrama Año 27-Nº 69 Octubre 2019

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Marília Sustentável

As boas notícias estão de volta! Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Solidariedade: o mundo pode ser melhor! Fale conosco: blogmariliasustentavel@gmail.com

Bonecas confeccionadas em Crato
 
 
Criado há 18 anos pela psicóloga clínica e psicodramatista didata Elisete Leite Garcia, o Tatadrama “é um método psicoterapêutico de auxílio aos seus participantes à tentativa de atingir uma melhor percepção de suas inquietações pessoais e coletivas”, explicou a psicóloga clínica mariliense Maristela Colombo que tem difundido essa abordagem em cidades do interior de São Paulo.

 

Maristela Colombo

Ela teve o primeiro contato com o método durante um congresso em Cartagena das Índias (Colômbia), em que Elisete Garcia havia sido convidada a apresentar o Tatadrama. De volta ao Brasil, as psicólogas se reencontraram em outro evento e Maristela resolveu participar de uma vivência, como são chamadas as sessões coletivas.

Segundo Maristela, o Tatadrama “nasceu do ato de brincar, em 2002, e já foi aplicado a mais de 5.800 pessoas em diversos grupos operativos e terapêuticos”. Utiliza bonecos de pano confeccionados por mulheres de Crato (CE) que resgataram a cultura popular e se dedicam a produzir os diferentes modelos usados nas vivências.

Conforme disse, “os bonecos trazem a simplicidade da estética popular, simbolizando uma imagem e identidade relacionada à vivência de cada participante. No mecanismo de ação do Tatadrama os participantes são convidados a fazer uma transformação estética, visual e corporal na boneca de pano. E é nesse momento mais íntimo com a boneca de pano que se origina um espaço de reflexão onde os papeis individuais, o corpo e os sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição) são evidenciados, permitindo a livre expressão da criatividade e possibilidade de olhar-se numa nova perspectiva”.

Vivência no TJ-SP
 
DO PRINCÍPIO AO FIM

 

Com um vasto currículo que inclui formação em Psicologia Clínica (Unimar), Mestrado em Ciências Sociais (UNESP), Especialização em Orientação Vocacional, Especialização em Psicologia Clínica e Jurídica pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Especialização em Violência Doméstica contra a Criança e Adolescente (USP), Maristela Colombo é psicodramatista e tatadramista terapeuta EMDR.

Mandala de bonecas 

Ela tem utilizado o Tatadrama não apenas no trabalho no Tribunal de Justiça de São Paulo onde é chefe da Seção Técnica do Serviço Psicossocial Clínico do TJ – Unidade de Marília. Recentemente, participou de uma vivência com um grupo de São Paulo de servidores do TJ próximos à aposentadoria que se preparam para a nova fase. Na outra ponta, atuou com grupo de jovens em orientação vocacional utilizando os bonecos de pano na vivência do Tatadrama em uma experiência que considerou muito valiosa.

“Imagine um grupo de jovens concentrados, costurando bonecos de pano, durante horas. É difícil ver os jovens sem o celular, sem estarem conectados com a tecnologia. Mas, nesse grupo em que trabalhamos a orientação vocacional eles se desligaram de tudo e se concentraram no que estavam fazendo”, comentou ao citar uma vivência de Tatadrama com 35 alunos do ensino médio em Camboriú (SC).

Maristela Colombo observou que a nova ferramenta pode ser empregada em inúmeras situações. No caso do Tribunal de Justiça “a gente trabalhou o empoderamento feminino, o empreendedorismo pós-aposentadoria. Houve várias palestras e, no último dia, nosso material estava todo coberto com panos pretos naquele ambiente rígido. Quando levantamos o pano foi aquela surpresa. Todos trabalharam os bonecos, por uma hora e meia, depois se sentaram na roda e compartilharam”.

Orientação vocacional: jovens atentos no Tatadrama

Ela acrescentou que “o boneco de pano é usado como objeto intermediário, recurso utilizado para o favorecimento do aquecimento dos participantes, pra tratar as emoções (memórias afetivas). A prática acontece em atividades com duração de três a quatro horas. E a vivência do método favorece aos participantes uma oportunidade de enfrentar suavemente o medo do desconhecido, da vergonha, da desconfiança e da curiosidade”.

Acessórios para o Tatadrama em pleno Tribunal de Justiça

A psicóloga assinalou que o Tatadrama “é terapêutico na medida em que a pessoa vai trabalhando sozinha com as coisas”. E diante dos resultados positivos já alcançados, Maristela Colombo pretende fazer uma vivência em Marília justamente no espaço lúdico que criou em sua residência. É lá que ela pretende se aprofundar no estudo do método assim que se aposentar do serviço público, o que deve ocorrer em breve.

Maristela utilizará esse
espaço na residência

Para entrar em contato com a psicóloga, que também é coordenadora do Núcleo de Psicologia e Estudos Socio jurídicos que organiza o Grupo de Estudos de Psicologia Jurídica, o endereço é: Rua das Esmeraldas, 3895 – Praça Capital, Torre Tóquio, Sala 313. Telefone (14) 981215881

 
*Reportagem publicada na edição de 10.11.2019 do Jornal da Manhã
 
 
sábado, 9 de novembro de 2019

 

TATADRAMA: PSICÓLOGA UTILIZA BONECAS DE PANO EM MÉTODO INOVADOR DE PSICOTERAPIA

 
Por Célia Ribeiro

 

Ao fim de um corredor verde, onde flores, plantas ornamentais e frutíferas de várias especiais remetem a um santuário, do lado esquerdo localiza-se o espaço guardião de centenas de objetos cuidadosamente armazenados ao longo dos últimos anos. São bonecas de pano, retalhos de tecidos, acessórios em miniatura, pistolas de cola quente, linhas, agulhas e uma infinidade de materiais que serão empregados em vivências de uma nova ferramenta da área de psicologia: o Tatadrama.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Clique aqui e acesse a Matéria Completa da CBN com a Tatadramatista Adriana Lobo

foto materia cbn

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Fechando o ciclo 18 anos do Método Tatadrama.

Data Oficial De Aniversário 20 De Setembro 2001.

fotos Elisete aniversário tatadrama

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

lançamento do livro: Psicologia e Serviço Social

Dia 25 de novembro 2019 hás 17h00

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Depoimentos

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

14º Curso Método Método Tatadrama

A ARTE DE BRINCAR, TECER EMOÇÕES E TRANSFORMAR, 2019

Fechando o ciclo 18 anos do Método Tatadrama. A Transformação, a Contextualização e as Perspectivas Após o participante fazer uma leitura simbólica do boneco escolhido, se estabelece um contato afetivo-emocional com o personagem, desta forma o objeto intermediário pode trazer ao mundo real a subjetividade que através dos símbolos adquiridos no “Tatadrama/25 de março” se amplifica essa conexão. Este vínculo estabelece um contato processual, onde os sentimentos através das dinâmicas sensoriais e corporais autoperceptivas propiciam a introspecção, onde o boneco se converte em espelho do ser, iniciando um processo de transferência. Por meio da associação livre se desencadeiam sentimentos que afloram na imaginação em energia criativa, propiciando um diálogo fictício entre o personagem e o ser, em correlações, idealizações, projeções e transferências, facilitando a visualização dos aspectos ocultos e ocultados que conduzem a rastrear valores morais e estéticos. Por meio de trabalhos manuais realizados na transformação do boneco de pano, como se estivesse brincando, mas desenvolvendo funções representativas relativas a uma força plástica interna originada do meio ambiente em que se vive. As projeções realizadas no boneco por intermédio da transformação, contextualização e perspectivas, tornam-se resultado das particularidades de cada um dos participantes pela Interiorização – Identificação – Concentração – Aspiração e Entrega. Segundo Gramigna, 1995, durante os jogos as pessoas revelam facetas de caráter que normalmente não exibem por recear sanções. Devido ao ambiente permissivo, as vivências são espontâneas e surgem comportamentos assertivos e não assertivos trabalhados por meio de análise posterior ao jogo, onde as conclusões servem de base para reformulações ou reforço de atitudes e comportamentos. A brincadeira manual na transformação do boneco de pano devolve uma energia que possibilita ir e vir, tocar e transformar, promovendo a descoberta de conteúdos ocultos e ocultados possibilitando a percepção de si mesmo. Além da distração que a brincadeira proporciona, torna-se útil para disciplinar, sociabilizar, construir valores morais, aperfeiçoar o bom senso, oportunizar a formação de espírito crítico, pensamento autônomo, além de rever o valor de saber dar, mas também saber receber. Cada participante, seja na transformação, contextualização ou perspectivas realizadas nas atividades se solta em sentimentos sem se preocupar com o planejamento. O boneco é um objeto manipulado livremente, sem estar condicionado às regras ou a princípio de utilização de qualquer outra natureza, mas uma brincadeira que para o adulto não é encarado assim, mas como um jogo. Portanto, no caso dos adultos, o objetivo lúdico é chamado exclusivamente de jogos. O que caracteriza a brincadeira ou jogo é que a pessoa transporta a imaginação no objeto boneco, desviando o uso habitual da imaginação sem repressão, tornando-se uma atividade livre. O valor simbólico do boneco é a sua função, onde a associação entre uma ação e uma ficção, se reverte em ação lúdica. A manufatura ou a transformação do boneco é a fonte de tudo que é bom, pois torna-se um ato de brincar dando alegria, liberdade de sentimentos, onde a pessoa sente-se realizada reformulando, desconstruindo e reconstruindo as frustrações/conflitos onde o corpo se reveste de flexibilidade conduzindo a uma liberdade dos conceitos e preconceitos, resgatando a possibilidade de ser criativo. O boneco é o objeto onde a pessoa investe sua libido estabelecendo, assim, um relacionamento de transferência e projeção; assim o Tatadrama apresenta o marco inicial de uma abordagem sistemática sobre as emoções focando os papéis sociais, culturais, dentre outros. O boneco é o disparador do lúdico, é uma imagem sedutora que atrai o indivíduo para brincadeira, o devaneio, a projeção. Apesar do trabalho com o boneco ser individual e singular, ele possibilita uma socialização através da utilização coletiva de materiais comuns (tesouras, canetas, cola quente). Um bom exemplo é quando os participantes solicitam colaboração para dar vazão às ideias de mudança no vestuário ou adornos, desde o simples ato de passar uma linha na agulha até discussão do seu projeto. O boneco, como portador de forças diversas, sempre possibilita no grupo, com sua simbologia mágica, transformar e trabalhar com a imaginação sobre diversificadas situações. Para estimular a imaginação, solicita-se que os participantes fechem os olhos se permitindo fazer uma viagem idealizando seu boneco, indo ao encontro das mulheres /artesãs bonequeiras em Crato-CE, interiorizando as seguintes consignas: “Comecem a imaginar estas mulheres construindo um boneco de pano para você; pode ser representado por uma linha; agulha; enchimento de algodão; retalhos e muita imaginação. Imaginem que este boneco tem uma cor, um movimento, uma forma, um corpo, uma expressão facial. Procurem, agora, criar uma imagem que represente o seu boneco; como ele é? Quais as suas características? O que o rosto lhe diz?.” Para estimular a imaginação, solicita-se que os participantes fechem os olhos se permitindo fazer uma viagem idealizando seu boneco, indo ao encontro das mulheres /artesãs bonequeiras em Crato-CE, interiorizando as seguintes consignas: “Comecem a imaginar estas mulheres construindo um boneco de pano para você; pode ser representado por uma linha; agulha; enchimento de algodão; retalhos e muita imaginação. Imaginem que este boneco tem uma cor, um movimento, uma forma, um corpo, uma expressão facial. Procurem, agora, criar uma imagem que represente o seu boneco; como ele é? Quais as suas características? O que o rosto lhe diz?.” Link do Livro: “Tramas e Dramas do Boneco de Pano no Tatadrama” – (Garcia, E. L. & Malucelli, M. I. C., 2010) 1ª Ed., 196 pag. (Editora Livre Expressão), http://tatadrama.com.br/livrotramasedramas/

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Comemorando o aniversário de 18 anos do Método Tatadrama

O método Tatadrama com seus bonecos de pano Abre novos horizontes, inspira e motiva a transformação, nos leva através do mundo de valores  a mudanças de paradigmas trazendo o invisível para o visível, contextualizando temas com as quais nos deparamos diariamente e que na maioria das vezes carecem de ressignificado”.

Elisete Leite Garcia

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

AULA: MÉTODO TATADRAMA TERAPIA DO BRINCAR TRANSDISCIPLINARIDADE. 

PROF. CONVIDADO: TASSO SCAFF, PUBLICITÁRIO, COORDENADOR DE TRADIÇÕES – UNIPAZ – DF, TATADRAMATISTA

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Curso Método Tatadrama para profissionais.

Inscrições Abertas!

+informações
Local: Espaço Events.
Data: 01, 02 e 03 de novembro 2019
Horário: 8h30 – 18h30
Endereço:
Rua: Arão Adler, 160
Bairro: Parque Continental
Cidade: São Paulo
Ponto de Referencia: a 100 metros do Shopping Continental ao lado da subestação da Eletropaulo.
Tel. +55 (11) 3768 8727 | +55 (11) 3714 2652
E-mail: events@espacoevents.com.br
Site. www.tatadrama.com.br
Facebook: www.facebook.com/tatadrama.metodo

folheto facebook oficial

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Oficina da vida: Método Tatadrama

“Mulher” um encontro com a sua essência.

Neste encontro, criaremos com acolhimento, afetividade e criatividade, um espaço para reflexão sobre a sabedoria de ouvir a si mesma. Entrar em contato com emoções e sensações nas questões pessoais e coletivas do universo feminino. Nos últimos 50 anos os papeis desenvolvidos pela mulher viveram uma constante mutação, criando instabilidades de cunho emocional e social. De forma lúdica, exploraremos temas do nosso cotidiano (autoestima, sexualidade, papeis sociais, sonhos, desejos, conflitos, bloqueios, ansiedade, raiva, culpa e perdão), além da consciência corporal e nutrição de nossa “verdadeira essência”.

Inscrições:
Tel.: (11) 5571-2602 | (11) 5575-5994
(atendimento de seg. à sexta, das 16h às 22h). E-mail: abps@abps.com.br

Vagas limitadas!

Investimento:
Até 2/9 – R$ 240,00 (para sócios ABPS) e R$ 300,00 (não sócios) – em até 2x, segunda parcela com cheque pré-datado.
No dia do evento R$ 320,00 (sócios e não sócios)

Para mais informações, acesse: www.abps.com.br/eventos

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

X JORNADA PAULISTA DE TERAPIA FAMILIAR SÃO PAULO 2019.

Do passado para o presente, construindo o futuro. Ações transformadora nas intervenções com famílias
Foi uma honra para o Método Tatadrama estar compondo a grade de cursos da X Jornada Paulista De Terapia Familiar
Site APTF: www.aptf.org.br/
Site Jornada: www.xjornada.aptf.org.br
Curso 1 – O Método Tatadrama e suas bonecas de pano ancestrais como estratégia de intervenção na família
Palestrante – Elisete Leite Garcia
A proposta do curso será ensinar o método terapêutico do Tatadrama, nascido em 2002, que consiste na aplicação de jogos lúdicos e psicodramáticos nos quais os bonecos de pano da cultura popular são usados como objetos intermediários (Bermúdez) capazes de simbolizar cada um dos papéis da teia familiar e por meio de jogos psicodramáticos externalizar seus conflitos através de cenas que revelam a complexidade relacional do sistema familiar. Serão apresentados os fundamentos teóricos do método pautados no conceito de curva orgástica (Reich), objeto intermediário (Bermúdez), o psicodrama e o Sociodrama (Moreno) e sua prática será exemplificada.
Na customização do seu boneco os indivíduos têm a possibilidade de recompor a sua personagem projetando suas angústias, dores e desejos; e por último a dramatização que através da utilização dos recursos do psicodrama cria cenas que possibilitam ao terapeuta analisar a comunicação, os estados emocionais e a atmosfera familiar.
Curso 2 – Sociodrama Tematizado e Terapia Sociocomunitária
Palestrante – Fatima Cristina Costa Fontes
Este curso objetiva apresentar dois modelos de intervenção psicossocial: Sociodramas Tematizados e Terapia Sociocomunitária, desenvolvidos pela autora, aplicáveis à grupos de Multifamílias, Grupos Comunitários e Terapias Familiares.
A Metodologia utilizada envolverá uma parte inicial mais conceitual, com aula expositiva, na qual se apresentarão: os interlocutores teóricos que embasam a duas intervenções apresentadas: Jacob Lévy Moreno (Sociodrama), Jayme Rojas-Bermudez (Técnica da Construção de Imagens) e Edgar Morin (O pensamento Complexo nas Relações Interpessoais); os principais conceitos envolvidos nas intervenções; o manejo e cuidados no uso das ferramentas.
Numa segunda parte do curso serão realizadas duas Sessões: uma de Sociodrama Tematizado e outra de Terapia Sociocomunitária, com o grupo participante, como meio de aproximar os participantes das duas intervenções apresentadas.
Curso 3 – Casar…sonho ou realidade… Os desafios de “ser casal” nas diversas etapas do ciclo de vida, na contemporaneidade Palestrantes – Adriana Mattos Fráguas e Eliete Belfort Mattos
Sabemos que os casais enfrentam algumas dificuldades como casal, nos distintos momentos do ciclo de vida. Desde a formação do jovem casal, a chegada dos filhos, carreira e reinserção da mulher no mercado de trabalho, adolescência dos filhos, envelhecimento dos pais, próprio envelhecimento, etc.
Separação em distintas fases, viuvez, novos casamentos, filhos de novas uniões. Somos um grupo que se reúne no Instituto Sistemas Humanos há 10 anos para atender casais, pensar e refletir sobre os impasses e os inúmeros temas que norteiam e acompanham a vida dos casais e se apresentam como desafios para os terapeutas de casal.
Nossa proposta como curso é apresentar uma articulação teórico clínica, do panorama das mudanças no ciclo vital na pós modernidade, no paradigma sistémico socio construcionista.
Apresentaremos os momentos do ciclo vital desde a formação do jovem casal, com as demandas e os desafios de cada fase, refletindo sobre as diferentes etapas do ciclo de vida na contemporaneidade,.construindo novas narrativas sobre os impasses vividos pelos casais e pelos terapeutas em sua prática clínica.
Curso 4 – Como conduzir conversas difíceis e transformar em diálogos construtivos
Palestrante – Stella Freitas
O objetivo do curso é capacitar terapeutas a trabalhar com técnicas de condução de conversas difíceis e também ensinar aos seus pacientes a utilizá-las no no ambiente familiar e conjugal, ainda na etapa inicial, antes que se transforme num conflito. Vamos utilizar técnicas do Processo U e exercícios para fortalecer habilidades do: ouvir, compreender e checar com o interlocutor o entendimento do que foi dito, criando um espaço de confiança e liberdade para negociar e chegar a acordos construtivos para a relação.
Curso 5 – Terapia de Casais: um enfoque narrativo, colaborativo e dialógico
Palestrante – Marilene Grandesso
Este curso propõe-se a apresentar a terapia de casais orientada pelas práticas narrativas e colaborativo-dialógicas. Partindo da contextualização das duas práticas no escopo das terapias pós-modernas, o curso enfatizará a conversação terapêutica com ênfase especial na construção de possibilidades de diálogos transformadores entre casais que buscam por terapia. Do ponto de vista teórico serão considerados alguns dos principais fundamentos das duas práticas que norteiam os recursos conversacionais dessa abordagem.
Ênfase especial será dada ao papel do terapeuta, no que se refere à construção de um contexto para o diálogo do casal. No que se refere às práticas narrativas serão consideradas em especial as conversações externalizadoras, as conversações de reautoria e o conceito de ausente, mas implícito como recursos conversacionais para a organização do trabalho terapêutico.

Realizado de 25 a 27 de julho de 2019. Universidade Presbiteriana Mackenzie, R. da Consolação, 930 – Consolação, São Paulo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Com muita honra convidamos para X Jornada Paulista de Terapia Familiar

O Método Tatadrama irar compor a grade cientifica na Modalidade Cursos. 
Realizado na quinta-feira, 25/07/2019. Horário: 14:00 às 17:00, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, R. da Consolação, 930 – Consolação, São Paulo – SP. Prédio 40.
“O Método Tatadrama e suas Bonecas de Pano Ancestrais como Estratégia de Intervenção na Família”.
Será uma programação muito intensa e rica em troca e aprendizado, com cursos, palestras, relatos de experiencias, comunicações de pesquisa, Workshops e mesas redondas, focada no tema Do Passado para o presente, construindo o futuro. Ações transformadoras nas intervenções com famílias.
Inscrição para a Jornada no site: https://xjornada.aptf.org.br/;
A programação completa no link: https://xjornada.aptf.org.br/programacao_x_jornada_2019.pdf
Comissões
COORDENAÇÂO GERAL
Agda Maria Tuzino Leite Maffei
Membros:
Fabiane Moraes de Siqueira
Izabel Emília Sanchez Abrahão
Marcia Zalcman Setton
Maria Gabriela Mantaut Leifert
Roberta Payá
Verônica Cezar Ferreira
COORDENAÇÂO CIENTÌFICA
Roberta Payá
COORDENAÇÂO DA EQUIPE DE SELEÇÂO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:
Verônica Cezar Ferreira
Membros:
Ana Lucia de Moraes Horta
Cristina Márcia Caron Ruffino
Elenice Alves Gomes
Eline Maria Fernandes Rennó
Fabiane Morais de Siqueira
Helena Maffei Cruz
João Laurentino dos Santos
Márcia Zalcman Setton
Maria Luiza Dias Garcia
Valéria Nicolau Pascoal
Site APTF: https://www.aptf.org.br/

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Martha Sanches – México – Método Tatadrama

A psicóloga e Tatadramatista Martha Nelly Sánchez Cruz é a primeira facilitadora do México que utilizou o Método Tatadrama como recurso de intervenção grupal.
Cuminando em sua monografia Maestría en inteligencia emocional. El juego: La magia de la muñeca de tela.
Casa Luz – Centro de Inteligencia Emocional
San Cristóbal de las Casas, Chiapas. Julio 2015.
Parabéns! é uma honra ter uma profissional tão sensível aplicando a metodologia do Tatadrama em suas intervenções.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Mulheres que desaparecem na Colômbia renascem em pele de trapo.

Dezoito bonecas de pano com nomes de flores prestam homenagem às vidas murchas pelo conflito armado na Colômbia. Eles são um tributo de Paulina Mahecha à falta de mulheres e terapia para curar sua própria dor.

” Através da arte podemos curar a dor e a tristeza ” , ele diz à AFP no meio das obras que ele tecera e depois batizou para representar algumas histórias dos milhares de desaparecidos.

Rosita, Orquídea, Begônia … cada boneco de pano representa um dos quase 83.000 desaparecidos que o confronto de meio século na Colômbia deixou, uma figura que quase triplica as ditaduras da Argentina, do Brasil e do Chile no século XX.

Sua terapia surgiu após 14 anos de busca sem sucesso pelos restos de sua filha, María Cristina Cobo, desaparecida nas mãos de paramilitares que brutalmente disputavam o controle da guerrilha em uma área no sul da Colômbia.

Quando perdeu a “esperança de encontrar” seu corpo, ela tecera uma boneca de pano da última memória de Cristina, vestida de enfermeira e grávida de três meses. Ele tinha 29 anos de idade.

“Quando terminei (a boneca) e a deixei tão bonita, foi como quando dei nascimento a Cristina”, explica ela. Foi como “voltar ao presente com ela”.

Curado de “ódio e ressentimento”, desde então ele queria fazer o mesmo para outras famílias que sofrem a incerteza de não saberem onde estão seus entes queridos.

Agora ele viaja pelo sul do país, ouve as histórias dos desaparecidos, toma nota dos detalhes de sua aparência e à noite, quando não consegue dormir, os transforma em pedaços.

De suas vinte criações surgiu “Las Cristinas del conflicto”, a exposição itinerante que viaja por Bogotá com o apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

“Vamos mostrá-los aqui para a sociedade, para que eles possam vê-los, que você não está esquecido, que está conosco ” , diz Paulina a suas bonecas.

Suas obras são uma maneira de recuperar a “dignidade” das mulheres que “permanecem no esquecimento”, em números. “Lá na zona vermelha eles não falam por medo (…), então eu falo por eles”, diz ele.

Fonte: El Colombiano

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Tese de Mestrado

Da Porcelana aos Trapos: bonecas e mémorias femininas no processo de poíesis

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS

AUTORA: LARISSA RACHEL GOMES SILVA

BANCA EXAMINADORA:

Orientadora: Profª. Drª. Maria Betânia e Silva – UFPE

Profª. Drª. Madalena de Fátima Zaccara Pekala – UFPE

Profª. Drª. Lêda Maria de Barros Guimarães – UFG

Profª. Drª.Fabiana Souto Lima Vidal – UFPE – 

João Pessoa/PB,2018.

Apresentado e aprovado pela Banca examinadora em 07/08/2018.

RESUMO
Da Porcelana aos Trapos: bonecas e mémorias femininas no processo de poíesis é um estudo que tem como ponto de partida investigar a história e a produção da Associação das Bonequeiras no Pé de Manga e compreender como a aproximação com o grupo influenciou a minha produção artística. Essa pesquisa tem carater qualitativo e utilizou como instrumentos de coleta e produção de dados entrevistas, observações, registros imagéticos e o processo de produção artística. Ao longo da investigação apresento a boneca de pano como instrumento ativador de memórias, que se torna objeto de resgate patrimonial e criação artística na Associação das Bonequeiras no Pé de Manga, na cidade
do Crato/CE, e mostro que em determinados momentos ela deixa de ser brinquedo, para se tornar um objeto de resistência, apesar de ainda ser tão presente no universo feminino como doutrinador. Também provoco a discussão da mulher/artista, considerada amadora. Desse modo, relaciono a questão do amadorismo com as prendas domésticas que me levam à discussão da relação feminina com o artesanato; assim, me volto para a relação entre arte/artesanato e concluo que apesar das mulheres/artistas não serem mais vistas como amadoras no campo artístico, ainda existem separações
entre a arte e o artesanato. Parto para a história e relação da boneca com o universo feminino e seus significados, tanto para a criação na produção artesanal, quanto na produção artística. E a partir da aproximação e conhecimento do trabalho e das memórias dessas mulheres, desenvolvo um processo de criação com minhas próprias bonecas, partindo do que aprendi com o grupo.

PALAVRAS-CHAVE: Mulheres; Boneca; Arte; Artesanato; Memórias; Poíesis.

Clique na imagem para acessar a Tese completa:

Tese de Mestrado - Da Porcelana aos Trapos: bonecas e mémorias femininas no processo de poíesis

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

“Desdobramento, pós Congresso Costa Rica”.

Délia Guadalupe C. Portillo – Chiapas México, realizou Oficina Método Tatadrama “Los Regalos De Las Voces De Los Tatas De Mis Tatas”, apresentada aos jovens o resultado (muchos aprendizajes y la alegría) do XII Congreso Iberoamericano de Psicodrama, Costa Rica 2019.
Pura Vida!!! Taller – Pura Vida: “Muñecas De Trapo Ancestrales Y Sus Multiples Voces En El Universo Femenino Mediadas Por El Método Tatadrama”.
Elisete Leite Garcia – Brasil
Délia Guadalupe C. Portillo – Chiapas México 
Maria Cristina Machado – Brasil 
Convidada especial: Arquelia Nalleli Pascacio – Chiapas México
Resumen:
La pura vida brota a partir del rescate de la sabiduría ancestral que todas las mujeres heredamos de nuestro linaje femenino. Creando así un espacio de reflexión, entre el tejido de nuestra historia y nuestra vida presente, nutriendo nuestra identidad como mujeres en la actualidad, para renovarnos y empodéranos y así transformar creativamente nuestro entorno. 
Favoreciendo también, el co-inconsciente del grupo, hacia el encuentro de los lazos invisibles, que hace que las coincidencias sucedan y con ellas las escenas a través de la acción, contribuyendo así a un mundo mejor.
El método “tatadrama” nació en 2002 en Brasil y ya fue aplicado a más de 5.194 personas, Sigue la estructura del psicodrama, llevándose a cabo en tres etapas (calentamiento, dramatización con muñecos ancestrales y compartir el proceso), envolviendo: la creatividad, la imaginación, la espontaneidad, la integración, la identidad y el desarrollo de roles.
Palabras clave: Psicodrama; Tatadrama; Objeto Intermedio; Muñeco de trapo ancestral, sociodrama.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

GENOTATADRAMA – JUNHO 2019

O significado do termo ‘geno’ vem do grego, “provir de”, “originar-se de” e “grama” ‘sinal’, ‘marca’ (Cunha, 1982) desse modo pode-se compreender “Genograma” como a representação, por meio de sinais, da origem e dos eventos familiares. Esta experiência além de aumentar o nível de autoconsciência representa um modelo de análise que poderá ser usado no trabalho com as famílias e, nesse trabalho em particular, o Genograma dialogou com o Tatadrama, cuja proposta terapêutica é conduzir o participante através de técnicas corporais, fundamentadas no Psicodrama e Sociodrama (Moreno, 1889) e no conceito de curva orgástica (Reich, 1981). Essas práticas possibilitam acessar símbolos ancorados no corpo e possibilitam uma imersão no universo do imaginário e do inconsciente, abrindo-se espaço e momento propício para o contato com os bonecos ancestrais, que cumprem a função de objeto intermediário (Rojas-Bermudez, 1970) propiciando a projeção e transformação dos conflitos internos através da caracterização e transformação do seu próprio boneco.
Os dois processos terapêuticos acima descritos possibilitaram uma profunda pesquisa da origem e dos eventos de minha família e através da personificação de parentes e dos seus laços relacionais nos bonecos ancestrais vivenciei, com o devido apoio dos colegas e da professora, a cena temida e através da dor e do perdão atingi a cura e a liberdade vivenciada por aqueles que têm a possibilidade de atingir um nível mais elevado de consciência e autoconhecimento.
O processo terapêutico que uniu Genograma e Tatadrama foi tão fecundo e tão transformador que gerou um terceiro e novo método batizado de Genotatadrama que traz consigo um enorme potencial depositado por aqueles que o geraram, um método que nasce do vigor do vivido e da experiência acumulada pelos seus métodos antecessores.

Texto extraído da Monografia, O Eu Historiador De Si Mesmo: Genotatadrama Como Instrumento De Investigação Da Alma Narrada De Mãos Dadas Com Os Bonecos De Pano Ancestrais.
Instituto Sistemas Humanos, Núcleo De Estudo E Prática Sistêmica 
Família, Indivíduo E Grupo.
Autora: Elisete Leite Garcia. São Paulo, 2018.
Link para acessar Monografia: http://tatadrama.com.br/tccgenotatadrama/

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

TATADRAMA Realizado em Genêve – Suisse.

O Método TATADRAMA é uma abordagem sistemática de atividades que permitem a manifestação de sentimentos, emoções e formas espontâneas de relacionamento, focando o valor da subjetividade de cada participante. Mediante processo participativo, dinâmico e lúdico, aspira-se criar um espaço de reflexão sobre a diversidade, acompanhando as características de cada grupo ou indivíduo.
site: www.tatadrama.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

XII Congreso Iberoamericano de Psicodrama, Costa Rica 2019

 Ponencia: Oficina da Vida Tatadrama: O encontro da essência humana na formação do futuro obstetra

 O Tatadrama através da Oficina da Vida contribuiu para a sensibilização dos alunos da disciplina ‘Assistência à saúde da mulher na família e na comunidade’ ministrada no curso de Obstetrícia pela profa. Dra. Dora Mariela Salcedo Barrientos da Escola de Arte, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Um dos objetivos da disciplina é analisar e discutir a situação da família na contemporaneidade e a saúde da mulher, passando pelos aspectos relacionados à Política Nacional de atenção integral a Saúde da Mulher no Brasil e situações de violência doméstica e violência intrafamiliar, gravidez na adolescência e identificação das redes de atendimento às vítimas. O objetivo da Oficina da Vida Tatadrama no contexto acadêmico, especificamente na formação do obstetra, enquanto um profissional dedicado ao nascimento foi de humanizá-lo, através da apropriação do seu percurso pessoal, desde a infância, ainda no seio de sua família, até a maturidade e a escolha profissional. O processo de sensibilização em um primeiro momento, ocorreu por meio de imagens, sons e dinâmicas corporais auto perceptivas. Após essa sensibilização os alunos foram convidados a fazer um exercício de memória do seu percurso pessoal e de sua família, iniciando pela primeira infância e os acontecimentos mais importantes desse período, o andar, o falar, etc.; passando pelas cenas e pessoas que mais marcaram esse momento; o ingresso na escola, o auge da adolescência aos quinze anos, a opção pelo curso universitário e posteriormente a escolha profissional. Todas essas etapas relacionadas à sua própria família e à forma como a mesma reagiu a cada etapa do seu desenvolvimento. Após esse processo foi proposto a escolha de uma boneca ancestral e a transformação da mesma a partir do conceito de identidade. O processo de personalização da boneca ancestral possibilitou a projeção dos sentimentos e experiências mais íntimos de cada participante. Em um segundo momento os alunos já acompanhados de suas bonecas personalizadas foram convidados a escolherem cada uma das regiões do Brasil e realizar uma pesquisa sobre a realidade das famílias e especificamente das mulheres dessas regiões. Depois dessa última etapa os alunos são convidados a elaborarem cenas e representarem através de suas bonecas as distintas realidades e os possíveis trabalhos interventivos respondendo à questão: ‘ Diante de situações tão complexas como você pretende atuar enquanto obstetra?’. Dessa forma, através do Tatadrama os alunos tiveram a oportunidade de ampliarem a sua formação para além da instrumentalização técnica e teórica para mergulharem na essência do nascimento de uma pessoa no seio de uma família, considerando a pluralidade e complexidade existentes. Observações inclusas O projeto Método Tatadrama vislumbrou avanços e práticas profissionais, em vários contextos sociais, inclusive contextos ao ar livre, tendo como desafio desenvolver modos de atuação inclusive em comunidades Indígenas. Através da experiência o Método Tatadrama possibilita intervenções em aspectos psicológicos e subjetivos do indivíduo, para atuar em pequenos, médios e grandes grupos podendo ser aplicado em Instituições, Universidades e coletivos diversos, abrangendo a área da Educação, Saúde, Esporte, cultura, comunidade entre outros. Para cada Oficina da Vida Método Tatadrama, independentemente de ser 40 horas, 12 horas, 8 horas ou 3 horas. Tendo em seu processo de construção tanto para desenvolvimento de grupos em situações diversas, como organização de coletivos para atividades de participação social e comunitário um planejamento identificando demandas e avaliação de planos de trabalho. Área escolar, educacional, Área de processos Formativos – Nível graduação, pôs graduação e especialização, Área cultural e social, organizacional e do Trabalho, Área de Comunidades Indígenas, Área do Esporte, Comunitária, Clínica e Saúde.

Currículo: Elisete Leite Garcia é psicóloga, psicodramatista, terapeuta de família e casal Autora do Método Tatadrama®. (Garcia 2002). Supervisora Institucional da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – Unidade Recomeço Helvétia, Psicodramatista, Didata e Supervisora (ABPS), (FEBRAP). Filiada ao International Association for Group Psychotherapy and Group Processes (IAGP). (ABRAP), ABRAPTF, APTF.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

XII Congreso Iberoamericano de Psicodrama, Costa Rica 2019

TALLER – PURA VIDA: “MUÑECAS DE TRAPO ANCESTRALES Y SUS MULTIPLES VOCES EN EL UNIVERSO FEMENINO MEDIADAS POR EL MÉTODO TATADRAMA”.

XII Congreso Iberoamericano de Psicodrama, Costa Rica 2019 Nos llevamos muchos aprendizajes y la alegría. ¡¡¡Compartidos talleres, enseñanza y mucho cariño – Pura Vida!!! TALLER – PURA VIDA: “MUÑECAS DE TRAPO ANCESTRALES Y SUS MULTIPLES VOCES EN EL UNIVERSO FEMENINO MEDIADAS POR EL MÉTODO TATADRAMA”.

Resumen:

La pura vida brota a partir del rescate de la sabiduría ancestral que todas las mujeres heredamos de nuestro linaje femenino. Creando así un espacio de reflexión, entre el tejido de nuestra historia y nuestra vida presente, nutriendo nuestra identidad como mujeres en la actualidad, para renovarnos y empodéranos y así transformar creativamente nuestro entorno. Favoreciendo también, el co-inconsciente del grupo, hacia el encuentro de los lazos invisibles, que hace que las coincidencias sucedan y con ellas las escenas a través de la acción, contribuyendo así a un mundo mejor. El método “tatadrama” nació en 2002 en Brasil y ya fue aplicado a más de 5.194 personas, Sigue la estructura del psicodrama, llevándose a cabo en tres etapas (calentamiento, dramatización con muñecos ancestrales y compartir el proceso), envolviendo: la creatividad, la imaginación, la espontaneidad, la integración, la identidad y el desarrollo de roles. 

Elisete Leite Garcia – Brasil

Délia Guadalupe C. Portillo – Chiapas México

Maria Cristina Machado – Brasil

Convidada especial: Arquelia Nalleli Pascacio – Chiapas México

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

XII Congresso Iberoamericano de Psicodrama.

Costa Rica, 2019

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

TATADRAMA NO EQUADOR ABRIL 2019

Com muita honra aos nossos ancestrais, parabenizo a Tatadramatista Maria Guadalupe Alcazar, pela sua sensibilidade de dirigir um Taller tão profundo. Me orgulho te-lá, fazendo parte da história do Método Tatadrama no Equador.

Taller UN VIAJE POR MIS ANCESTROS
Un registro de este hermoso taller con @Maria Guadalupe Alcázar utilizando el Método Tatadrama, una mistura entre arte, cultura y terapia; utilizamos muñecas de trapo ancestrales del siglo XVIII hechos por Doña @Fanny Enriquez una mujer quiteña guardiana de esta invaluable tradición de 4 generaciones en su familia.
Fue una gran oportunidad para volvernos artesanos de nuestra propia vida, honrar las historias, tomar la fuerza de nuestros ancestros y sentirnos impulsados a caminar, nuestros propios pasos con libertad y merecimiento.
Facilitadora: Maria Guadalupe Alcázar.
Trabaje con Tatadrama y me siento maravillada de toda la sanación y creatividad que despierta.
E-mail. infoelnucleo@gmail.com

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Como a TCC e o Tatadrama contribuem para o seu florescimento.

Por, Isadora Lacerda – psicóloga

A Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, é uma das diversas abordagens da psicologia. Ela entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos e como eles nos afetam, e não os acontecimentos em si. Ou seja: é o entendimento de como cada pessoa vê, sente e pensa com relação a uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.

Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. 

Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva. A TCC se destina ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais tais como: ansiedade, depressão transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.

E é dessa forma que tenho florescido ano após ano, pois também faço terapia nessa abordagem, aprendendo semanalmente como nossas crenças muitas vezes nos boicotam e nos manipulam através dos pensamentos disfuncionais.

Porém, sempre fui uma pessoa curiosa e determinada e, devido a esse perfil, vivo buscando me aprimorar, aperfeiçoar e conhecer novas técnicas que possam somar na minha vida pessoal e profissional, pois quanto mais me trabalho mais me fortaleço, me transformo e floresço, contribuindo para o florescimento e o empoderamento dos meus pacientes como pessoas melhores para si e para o mundo. E é lindo demais acompanhar esse movimento!

Devido a essa curiosidade, a essa vontade de aprender e continuar buscando ferramentas para ajudar o próximo e a mim mesma, conheci o TATADRAMA. O Tatadrama é um conjunto de dinâmicas sensoriais e corporais, com fundamentação na espontaneidade do ato de brincar, associada a técnicas do Psicodrama e do Sociodrama. Seu objetivo é facilitar a vivência e o redimensionamento da temática do universo do indivíduo em suas inquietações sob os aspectos pessoais, sociais, educacionais, culturais e de saúde. Sua dinâmica tem como principal recurso o uso de um conjunto de bonecos e bonecas de pano, cujas figuras são trabalhadas para promover o autoconhecimento, revelar segredos, estimular sentidos, emoções, consciência corporal e imaginação.

Graças a essa experiência que adquiri com o uso do TATADRAMA, hoje me sinto uma pessoa mais forte e ainda mais consciente das minhas questões pessoais, e consciente também de que o florescer é eterno e de que quanto mais damos atenção a ele mais ele crescerá. Com isso, faço um convite: permitam-se olhar para dentro! Só assim iremos florescer e contaminar o mundo com amor, empatia e muita positividade.

Texto retirado: Blog Casa Positiva – Fevereiro de 2019.

isadora.png

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

14º Curso Método Tatadrama

Convido os profissionais interessados em aprender o Método TATADRAMA, para o décimo-quarto curso do método, que vamos realizar  em Abril de 2019,  completando um ciclo de dezoito anos de história.

Post_Face_Tatadrama

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Método Tatadrama Inicia sua Jornada de 18 anos.

13º Curso Método TATADRAMA – A arte de brincar, tecer emoções e transformar

Com muita honra e alegria, iniciamos o ano de 2019, formando Tatadramatistas e iniciando a Jornada de 18 anos tecendo histórias com o Método Tatadrama.

O 13º Curso Método TATADRAMA para profissionais foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de janeiro 2019, no Espaço Events.

Aplicado há mais de 17 anos no Brasil, América Latina e Europa, o Método TATADRAMA é criativo, revelador e pioneiro. Consiste na aplicação de jogos lúdicos e psicodramáticos nos quais a figura dos bonecos de pano da Cultura Popular Brasileira é usada como pano de fundo para promover o autoconhecimento, desvendar segredos, estimular os sentidos, as emoções, a consciência corporal e a imaginação.

O trabalho foi coordenado pela autora do Método Tatadrama Elisete Leite Garcia. Psicóloga – Psicodramatista Ditata supervisora ABPS/FEBRAP, Terapeuta de Casal e família – APTF e Instituto Sistemas Humanos

Destinado a: Interventores grupais, Psicólogos, Psicodramatistas, Psicopedagogos, Psicanalistas, Profissionais das áreas de RH, Educação e Saúde, Assistentes Sociais, Terapeutas e Alunos de graduação dessas áreas.

1º Dia

Aplicação do mecanismo de ação

2º Dia

Pilares que sustentam o Método

3º Dia

Como desenvolver projetos para atendimento individual e de grupos

+ Informações

Local: Espaço Events.     

Horário:  8h30 – 18h30            

Endereço:               

Rua: Rua Arão Adler, 160

Bairro: Parque Continental

Cidade: São Paulo  

Referencia: a 100 metros do Shopping Continental ao lado da subestação Eletropaulo                  

Tel. +55 (11) 3468 8727 | +55 (11) 3719 0282

E-mail: events@espacoevents.com.br

Site. www.tatadrama.com

Facebook:www.facebook.com/tatadrama.metodo

Método TATADRAMA

O Método TATADRAMA é uma abordagem sistemática de atividades que permitem a manifestação de sentimentos, emoções e formas espontâneas de relacionamento, focando o valor da subjetividade de cada participante. Mediante processo participativo, dinâmico e lúdico, aspira-se criar um espaço de reflexão sobre a diversidade, acompanhando as características de cada grupo.

Certificado de TATADRAMATISTA.

 Pelo Instituto de Psicodrama J.L Moreno – Dalmiro Bustos

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Trabalho realizado pela Tatadramatista Alexandra Villaça

A proposta era discutirmos Cuidados Paliativos, Cuidados Integrativos, Autocuidado, Luto, Síndromes que acometem profissionais da saúde.

Como debater assuntos tão importantes sem refletir sobre ela, a Morte?

Esta foi a proposta para a utilização do método Tatadrama da Psicóloga Elisete Leite Garcia com as bonecas de pano das Bonequeiras no Pé de Manga e da Tuda Gertrudes Leite.

“Escolha uma Morte”, dizia a plaquinha. 
– Credo!
– Que mórbido!
– Tem que escolher mesmo? 
– Deus me livre!
Tudo isso escutamos de alguns dos participantes. Esta primeira tarefa foi difícil! É difícil este contato com Ela, sim? E nos identificarmos então? Mesmo assim, as escolhas foram feitas.

Propusemos então que a boneca Morte andasse sempre com eles, afinal, ela faz parte de nós, não A deixamos em casa para dar uma voltinha… rs Também convidamos os participantes a conversarem com Ela. Olha que oportunidade, não é? 
Os olhares eram de desconforto.

Três meses se passaram. Durante estes três meses conversamos sobre os temas acima e Ela sempre os permeava.

Chegou o último encontro, momento em que teriam a oportunidade de transpor para as bonecas Morte as possíveis mudanças que ocorreram dentro de cada participante sobre como a enxergavam.

Como foi?

Lindo! Necessário! Um passo dado no caminho para uma intimidade com Ela. Significa que não tememos? Não! Significa que podemos tentar olhá-la de outra forma; significa tentar mais Carpe Diem; significa uma maior possibilidade de Cuidar independente do Curar por entender que Ela, mais cedo ou mais tarde, irá chegar; significa não olhar a morte de um paciente como fracasso e sim como parte de seu lindo caminhar; significa ressignificar!

Escolhemos uma boneca Morte, conversamos com ela isolados (fotos lindas) e a transformamos ressignificando esta finitude!

Gratidão! Gratidão! Gratidão!

Foi muuuitooo lindo!

Dá uma olhadinha nas fotos! Olhem que Mortes lindas!

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

A Mulher e sua essência Reconexão com suas reais potencialidades

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Clique no link abaixo e acesse:

Revista de Psicodrama Nº9 da Sociedade Portuguesa de Psicodrama – Nov 2018 – Pag. 69 –  “Método Tatadrama: Multiplicidades de Vozes e Perspectivas Projetada no Bonecos de Pano”

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Bonequeiras no Pé de Manga

Por Filipe Alves, Fundação Casa Grande – Ceará
Artista visual, designer, pesquisador e membro da Fundação Casa Grande, no Ceará, Filipe Alves acredita no potencial da cultura local e da ancestralidade do povo Kariri. Por meio de amor, alegria, tinta, lápis e papel, trabalha com a linguagem das artes visuais. Como designer, procura mergulhar na imensidão dos territórios e das culturas para se inspirar nas belezas e valores, criando sites que valorizam o afeto e a valorização do espaço territorial.

Estreando no formato de colunas em vídeo, Filipe Alves nos trará temas da região do Cariri, sertão do Ceará. No seu primeiro vídeo, ele foi ao Crato (CE) para conhecer e nos apresentar o trabalho das Bonequeiras no Pé de Manga. Há 16 anos, esse grupo de mulheres artesãs se reúne para fabricar bonecas de pano. Clique no vídeo e conheça essa bela história.

Clique aqui para acessar o vídeo no YouTube

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Monografia O Eu Historiador de Si Mesmo: GENOTATADRAMA Como Instrumento De Investigação da Alma Narrada de Mãos Dadas com os Bonecos de Pano Ancestrais.
clique aqui para visualizar monografia GENOTATADRAMA

Slide2

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

XII JORNADA CIENTIFICA DE TERAPIA DE FAMÍLIA INSTITUTO SISTEMAS HUMANOS

O EU HISTORIADOR DE SI MESMO:
GENOTATADRAMA COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DA ALMA NARRADA DE MÃOS DADAS COM OS BONECOS DE PANO ANCESTRAIS

APRESENTAÇÃO
O significado do termo ‘geno’ vem do grego, “provir de”, “originar-se de” e “grama” ‘sinal’, ‘marca’ (Cunha, 1982) desse modo pode-se compreender “Genograma” como a representação, por meio de sinais, da origem e dos eventos familiares. Esta experiência além de aumentar o nível de autoconsciência representa um modelo de análise que poderá ser usado no trabalho com as famílias e, nesse trabalho em particular, o Genograma dialogou com o Tatadrama, cuja proposta terapêutica é conduzir o participante através de técnicas corporais, fundamentadas no Psicodrama e Sociodrama (Moreno, 1889) e no conceito de curva orgástica (Reich, 1981). Essas práticas possibilitam acessar símbolos ancorados no corpo e possibilitam uma imersão no universo do imaginário e do inconsciente, abrindo-se espaço e momento propício para o contato com os bonecos ancestrais, que cumprem a função de objeto intermediário (Rojas-Bermudez, 1970) propiciando a projeção e transformação dos conflitos internos através da caracterização e transformação do seu próprio boneco. 
Os dois processos terapêuticos acima descritos possibilitaram uma profunda pesquisa da origem e dos eventos de minha família e através da personificação de parentes e dos seus laços relacionais nos bonecos ancestrais vivenciei, com o devido apoio dos colegas e da professora, a cena temida e através da dor e do perdão atingi a cura e a liberdade vivenciada por aqueles que têm a possibilidade de atingir um nível mais elevado de consciência e autoconhecimento. 
O processo terapêutico que uniu Genograma e Tatadrama foi tão fecundo e tão transformador que gerou um terceiro e novo método batizado de Genotatadrama que traz consigo um enorme potencial depositado por aqueles que o geraram, um método que nasce do vigor do vivido e da experiência acumulada pelos seus métodos antecessores.

Site: http://www.sistemashumanos.org/

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão

O V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão é fruto do esforço, organização e cuidado do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB).O FENPB é composto atualmente por 26 entidades de âmbito nacional, que são científicas, profissionais, sindicais e estudantis. O Fórum foi criado a partir de discussões dos Congressos Nacionais da Psicologia e é a materialização de uma lógica de organização e representação da Psicologia no Brasil, que procura garantir que cada entidade seja respeitada e tenha voz ativa nas discussões que envolvem a categoria e, ao mesmo tempo, a ampliação do espaço coletivo. Nesta quinta edição, com o tema ‘Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: avanços e desafios’, o congresso visa dialogar, refletir e avançar na discussão do papel da Psicologia, enquanto ciência e profissão, como uma forma de enfrentamento ao que está posto na sociedade atual. O ‘Congressão’, como carinhosamente é chamado desde sua primeira edição em 2002, já se consolidou como o maior encontro de psicólogos, estudantes, professores e pesquisadores da Psicologia brasileira. O evento foi proposto considerando três eixos: (1) A psicologia e a superação das desigualdades no acesso e qualidade da formação em psicologia; (2) Práticas profissionais da psicologia em contextos sem muros; e (3) A psicologia e os desafios da intersetorialidade nas políticas públicas. Além de um conjunto significativo de atividades propostas pelas entidades do FENPB, temos a satisfação de anunciar a adesão de aproximadamente 6 mil autores que apresentarão trabalhos nas diferentes modalidades: mesas redondas, minicursos, apresentações orais, simpósios, pôsteres, conversando sobre…, como eu faço… Destaca-se a realização dos simpósios ciência e profissão, que são atividades nas quais o diálogo entre saberes e fazeres da Psicologia tem um lugar privilegiado. Também os Simpósios Magnos, que debatem, ao final de cada dia, um dos eixos do congresso. Por ser um grande encontro da Psicologia brasileira, o V CBP tem alguns outros destaques na programação que consolidam essa perspectiva. Serão realizadas reuniões de vários segmentos e entidades, assim como haverá debates instigantes sobre temas atuais e polêmicos – afinal, o encontro da Psicologia brasileira não pode se dar à margem de questões relevantes da atualidade. São os Diálogos (Im)Pertinentes, que reúnem posições diferentes, debatidas pela Psicologia. Na realização do evento trabalharam as 26 entidades do FENPB, que compuseram sua Secretaria Executiva e Comissão Científica. Além disto, a Comissão Científica mobilizou 146 pareceristas para a apreciação e avaliação dos trabalhos. Também contribuíram para a construção do evento um amplo conjunto de Universidades, Sindicatos, Conselhos Regionais de Psicologia e grupos de profissionais, pesquisadores e estudantes. O resultado alcançado mostra, mais uma vez, a organização da psicologia brasileira em diferentes segmentos que, juntos, são a real força da profissão. Damos as boas-vindas a todos os participantes, e desejamos que as reflexões promovidas em cada um dos espaços de discussão sirvam para enaltecer nossa profissão e defender cada vez mais os espaços conquistados. Fabián Javier Marín Rueda Coordenador do V CBP

Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, composto por entidades da Psicologia, convida a todos para o V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão.

O Congresso, que está se preparando para a sua 5ª edição, é:

espaço para o diálogo da diversidade da Psicologia no Brasil;

discutir propostas psicopedagógicas e a intervenção dos blogs na educação brasileira

lugar para o encontro da ciência e da profissão, que permite haver uma contribuição significativa na produção dos saberes e fazeres da Psicologia;

momento importante no desenvolvimento da identidade dos psicólogos

possibilidade para que todas as questões, abordagens e construções da Psicologia se apresentem e possam ser divulgadas e debatidas

lugar do desenvolvimento do compromisso da Psicologia com as necessidades da sociedade brasileira.

Site: http://www.cienciaeprofissao.com.br/

Facebook: www.facebook.com/cienciaeprofissao

capa para postar

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Taller de Tatadrama “Desatando nudos”.

Haciendo visible lo invisible. gracias a cada uno de los participantes.

“Puedes descubrir más sobre una persona en una hora de juego que en un año de conversación” un pensamiento atribuido a Platón.

FACILITADORA: MARTHA SANCHEZ

Psicóloga Clínica · Inteligencia Emocional, Tatadramatista. Atua Com Talleres, Proceso Individual, Procesos Grupales.

México – 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Taller Vivencial
UN VIAJE POR MIS ANCESTROS 
Reconocerlos y honrarlos nos libera y los libera

El Taller lo dirigió María Guadalupe Alcázar Psicóloga, Psicodramattista, Tatadramatista y Consteladora Familiar.

Presentamos a Ustedes el registro del Taller *** UN VIAJE POR MIS ANCESTROS*** en Quito – Ecuador

‎Un hermoso proceso que permitió a los participantes conectar con la energía de sus ancestros como un regalo de vida que los sostiene, empuja, bendice y les da la fuerza para tomar su propia vida y su destino con libertad y merecimiento.

A través del Método Tatadrama los participantes se reinventan a sí mismos y a su vida en un despliegue de #creatividad a través de la construcción y la transformación de #muñecas de trapo. Cada uno fue un artesano de su propio destino 🌿🌿

Método Tatadrama es una amorosa y potente herramienta que nació en Brasil hace casi 18 años con Elisete Leite Garcia y está en muchos lugares del mundo, incluido Ecuador.La vida viene a través de nuestros ancestros, somos la suma de todos ellos, de todas sus experiencias, de sus dolores y sus alegrías, de sus dones, de sus sombras… ellos están irremediablemente en nuestro ADN, en la mente, en el corazón, en el alma, lo queramos o no. 

Este es un taller orientado a conectarnos desde el amor, la gratitud, el respeto y la sabiduría con nuestra historia, con nuestros padres, abuelos y más allá.

Un taller para “tomar” nuestra historia familiar con valentía y amor tal y como fue. Es un proceso para conectar con la energía de nuestros ancestros como un regalo de vida, como una fuerza invisible que nos sostiene, nos empuja y nos bendice infinitamente hacia nuestra verdadera LIBERTAD y nuestro propio DESTINO.

De forma vivencial trabajaremos la metodología del TATADRAMA, un método psicoterapéutico lúdico e innovador basado en técnicas del Psicodrama que utiliza como herramienta muñecas de trapo ancestrales. Esta metodología nos conecta de forma lúdica con nuestra afectividad, espontaneidad y creatividad, despierta potencialidades adormecidas y nos prepara para una vivencia de puro amor!! www.tatadrama.com.br Además trabajaremos en la comprensión e integración de los Órdenes del Amor de Bert Hellinger en nuestra vida e historia, haremos ejercicios sistémicos, conciencia corporal y meditación. 

**BIENVENIDXS a este hermoso viaje hacia nuestra ancestralidad*

Fecha: 20 de Octubre del 2018
Lugar: EL NUCLEO. Pasaje Alfonso Pereira N41 45 y calle Isla Tortuga (Sector Parqueadero de Fybeca Plaza de Toros.)

FACILITADORA: María Guadalupe Alcázar
Doctora en Psicóloga, Psicodramatista Didacta, especializada en Psicodrama Terapéutico y técnicas grupales. Tatadramatista, Consteladora Familiar. Postgraduada en Salud y Terapias Integrativas. Psicoterapeuta Holística especializada en Psicoenergética y Medicina Psicosomática. Clínica en EMDR. Formada en Reiki, TRE, Terapia Floral y Practicante de Respiración Ovárica. Moon Mother Advance y Mentora Menstrual certificada por Miranda Gray. Consultora y Facilitadora de grupos con 16 años de experiencia con talleres realizados en Ecuador, Argentina, Colombia y Chile. 
Creadora de los Ciclo de Talleres femeninos “Mujeres que corren con los Lobos”, “Las 4 Mujeres que me Habitan”, “Habitando mi Utero”, “Mis ancestros en Mi”, “Psicología Femenina para Varones”. Sostiene desde hace 8 años talleres y círculos de mujeres enfocados en el re- descubrimiento de las cualidades y sabiduría femenina, el desarrollo de recursos y potencialidades y el empoderamiento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Quando descobrimos nossa missão e nosso lugar nessa vida tudo passa a florescer!

Compartilho com vocês a primeira parceria com a amiga Nathália Garcia com uma Vivência de Tatadrama com ênfase na inteligência emocional realizada em Aracaju/SE no dia 06/10/18.

Agora as malas já estão prontas para seguir minhas andanças por esse Brasil afora.

Isadora Farias Lacerda

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

12º Curso Método TATADRAMA para Profissionais.

Titulação de Tatadramatistas, realizado nos dias 07, 08 e 09 de Setembro 2018.
Aconteceu em São Paulo, na sede da ABPS – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama.
O Curso é para profissionais de diversas áreas: Interventores grupais, Psicólogos, Psicodramatistas, Psicopedagogos, Psicanalistas, Profissionais das áreas de RH, Educação e Saúde, Assistentes Sociais, Terapeutas e Alunos de graduação dessas áreas.

Agradeço a toda a Equipe da ABPS Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama, que com todo profissionalismo de sua equipe Gislene Germano, Cristiane Tavares Romano, Lúcio Lucio Guilherme Ferracini, Beatriz Nascimento, Telma Vieira, Maria da Graça Santos, possibilitaram que todos os detalhes fossem impecáveis. Gratidão!

Elisete Leite Garcia.

Site. www.abps.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Oficina do Método Tatadrama com professores.

O encontro de hoje inaugura a participação da Verônica Hoffmann com a Elisete Garcia que são psicólogas e trabalham com psicanálise. Elas vieram trazer a técnica do Tatadrama para pensar em uma educação pelo envolvimento numa perspectiva ecologista em educação.

O encontro de hoje trabalhou com a possibilidade do resgate interior do ponto de vista da constituição de uma subjetividade e apresentou várias etapas da técnica do Tatadrama . A técnica inicia com a proposta de acolher e voltar-se a si mesmo …. como também nos possibilita a entrar em contato e a resgatar a nossa criança interna.

Um trabalho – Interessante – Rico – Transformador

Hoje terminamos com a escolha de uma boneca ou boneco que nos conecta com a questão da educação e amanhã nós iremos produzir essa boneca conectando a construção com nossos valores, e as questões internas que envolvem a educação ….

Uma prática que conversa com o que o grupo ritmos de pensamento vem trabalhando que é a produção de subjetividade.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Foi uma honra participar no dia 10 de Agosto de 2018, como membro da banca de avaliação de monografia no curso de pós-graduação lato sensu “Formação em Psicodrama”, promovido, pela Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP e pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo – SOPSP.

Aluna: Michele Assunção Rodrigues

Tema: “Praticas com objeto intermediário no Ensino Fundamental I – Uma proposta socioafetiva à luz do Psicodrama”.

Orientadora Prof. Dra. Marilia Marino.

Banca Examinadora. Mara Sampaio E Elisete Garcia

Parabéns pelo seu rico trabalho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

13º CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA FAMILIAR

Encerrando o congresso honrada por estar presente prestigiando e sendo prestigiada pelo trabalho dessa grande amiga e psicóloga Elisete Leite Garcia.
“Depois de fundamentar e instrumentalizar muitas pessoas, meu desejo é compartilhar o Método Tatadrama com os profissionais da minha área para que eles também possam usufruir e ampliar suas possibilidades”, explica Elisete Garcia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Participe!

 Clique aqui e se Inscreva para o 12º Curso Método Tatadrama para profissionais

 

Temos a satisfação de informa-lhes que estão abertas as inscrições, para o próximo Curso na Titulação de Tatadramatistas, nos dias 07, 08 e 09 de Setembro 2018.

Acontecerá em São Paulo, na sede da ABPS – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama.

O Curso é aberto as profissionais de diversas áreas: Interventores grupais, Psicólogos, Psicodramatistas, Psicopedagogos, Psicanalistas, Profissionais das áreas de RH, Educação e Saúde, Assistentes Sociais, Terapeutas e Alunos de graduação dessas áreas.

+Informações:
Inscrição Com As Secretárias da ABPS: Beatriz e Telma 
Tel. +55 (11) 5571-2602 | +55 (11) 5575-5994
E-mail. abps@abps.com.br
Site. www.abps.com.br
Site Tatadrama: www.tatadrama.com.br

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

WhatsApp Image 2018-07-20 at 11.02.34 (1)

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

CURRÍCULO LATTES – ELISETE LEITE GARCIA

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

 LITERATURA DE CORDEL

Este slideshow necessita de JavaScript.